domingo, 19 de julho de 2015

Não diga que não deu certo

Mutável.
A vida é assim.
Ouvi por muitos anos - 13, para ser mais exata -: a característica mais importante do homem é a capacidade de adaptação. E nisso reside nos adequarmos não só àquilo que escolhemos, mas a tudo que a vida coloca diante de nós.
Vai parecer uma constatação meio ressentida, mas tudo acaba. Se não por ser dado um fim em vida, por alguma das partes deixar este mundo mortal. É o curso natural das coisas.
Porem, nem todo o fim é derrota.
Não importa o enredo, chegar ao ponto de admitir o final de um relacionamento é igualmente dolorido, seja a história bonita ou não. Assumir que não se é mais a mesma pessoa, que não tem mais a mesma capacidade de fazer alguém feliz é, não por ironia, triste. É um castelo que cai, uma série de sonhos que vai, um arranjo de família que se transforma.
Mas... dizer que o casamento não deu certo? Desculpa, discordo, e muito!
Deu certo enquanto éramos o certo um para o outro.
Deu certo enquanto éramos 100%, enquanto o meu sorriso morava lá e o dele, cá.
Até porque, não tem como achar que não deu certo algo que gerou dois lindos frutos, educou e continuará educando. Algo que construiu patrimônio, dividiu experiências, cresceu, amadureceu, enfim, "virou gente" ao longo de mais de uma década. Somos pessoas muito melhores e mais experientes, e isso aprendemos juntos, as coisas boas e as nem tanto.
Éramos um casal legal. Nova meta: ser um "não casal" igualmente legal. Temos dois pedaços de nós misturados, crescendo e aprendendo, e por elas seguiremos tentando ser pessoas melhores, sejam lá quais forem os novos arranjos familiares.
Só quero sorrisos nos rostos de todos.

Admitir a derrota também é uma vitória. 
Amarga, mas a vida adoça <3 br="">