terça-feira, 2 de março de 2010

Guia prático do trabalho de parto, parto e pós-parto. Para maridos.

Ano passado nasceu a nossa lindeza, essa aí da foto. Como trabalho no Centro Obstétrico, fiquei com medo de achar tudo muito natural e deixar o maridão meio perdido, até porque ele não me fazia muitas perguntas. Solução? O que sempre faço para deixar as coisas claras, escrever!
Quem leu achou interessante, então resolvi dividir com os demais pais e mães algumas informações de utilidade pública. Se querem glamour esperem o próximo parto de novela! Meu objetivo é informar, de maneira clara e objetiva, alguns pontos importantes sobre a Partolândia - e adjacências.

TRABALHO DE PARTO

- Pode demorar bastante... Na teoria: 1cm a cada 1h30, até os 4cm; após, 1cm por hora;
- Sim, acho que contração dói bastante. Tem gente que chora, gente que grita e gente que não sente quase nada (até um certo ponto). Não pretendo fazer escândalo, mas, se fizer, não te preocupa, contração não mata ninguém;¹
- Pode dar muito calor, frio, tremor, suador, enjoo, vômitos... Tudo dentro do esperado. Ah, sim, sangramento em pouca quantidade, por causa do colo dilatando;
- Analgesia (a famosa injeção nas costas, para tirar a dor) só pode ser feita a partir dos 3 ou 4cm, depende da situação. E ainda não tenho certeza se quero, sempre tem uma chance de passar um pouco para o bebê e ele nascer meio bobinho, demorar para chorar;²
- Se a bolsa não rompe antes, a médica rompe durante o trabalho de parto, para ajudar a nascer mais rápido (o bebê encaixa melhor e faz mais pressão no colo). O líquido da bolsa pode ser claro, tinto ou mecônio. Mecônio ou tinto é quando o neném faz coco, não quer dizer que precise ser cesárea, fica se ouvindo o coração do bebê para ver se está tudo bem;
- Só se vai para a sala de parto quando a dilatação estiver completa (10 cm). normalmente a médica pede para fazer força no quarto, para treinar e para o neném descer bem.

PARTO
- Bom, hora de fazer um bocado de força! A definição mais usada é "força de coco"!!! Pode ser "força aqui embaixo", "força bem comprida", "força aqui no meu dedo" (dedo esse que estará bem aí onde tu estás imaginando, na saída do túnel...rs);
- Se houver epísio (o corte), a neném pode nascer bem sujinha de sangue; quando não tem é bem menos. Pode ter uma meleca branca nela, vernix é o nome, é normal;
- Pode acontecer de eu estar muito cansada, a neném não estar na posição certa, não conseguir fazer a força direito, etc... Aí que se usa o forceps;
- A neném pode demorar um pouco para chorar, acontece às vezes (pela analgesia, se tiver mecônio, se o parto for muito demorado ou porque é um baby devagar mesmo rs...), nada que secando bem e dando uns petelecos nos pés não se resolva;
- O pai fica na cabeceira da mesa de parto. Fotografias, filmagem, tudo dali. Nada de olhar para a perereca da esposa!!!
- Tem pediatra que seca o bebê em cima da mãe, outros levam no berço e depois trazem de volta... Tem neném que mama já na sala de parto, outros só choram, uns ficam quietinhos.

PÓS-PARTO ³
- Pode dar tremor, queda de pressão... ou nada. Perde-se muito sangue, essa é a razão;
- Demora-se de 2 a 4h para poder levantar (12h, se for cesárea). Pode dar tontura e ter que voltar para a cama; se for ceareana, não tem como não doer nada; quanto mais demora-se para levantar, mais difícil é;
- O sangramento é mais forte que menstruação, ao menos nos primeiros dois ou três dias. Pode ter cólica forte (o útero tem que voltar para o lugar) e coágulos de sangue;
- Minha barriga não vai voltar para o lugar na hora, vai só ficar vazia...rs... E os peitos, lá pelo 3º ou 4º dia pós parto, aumentam um bocado!
- Os hormônios ficam bem alterados, o que pode causar uma certa instabilidade emocional. Nada que não tenha se apresentado durante a gravidez...rs

Observação importante: todo e qualquer trabalho de parto pode acabar em cesareana (se o coração do bebe começar a bater mais devagar, se a dilatação não completar ou se o neném for muito grande para passar pela bacia da mãe).

¹ Contrações não doem tanto quanto eu pensava, são bem suportáveis, embora um sem número de mulheres faça parecer o contrário;
² Analgesia ajuda bastante, mas não resolve a parte mais dolorida, a saída do bebê. Essa dor nada tira!
³ Uma geral sobre o pós parto: o sangramento (fraquinho) dura perto de um mês, isso que eu amamantei exclusivamente, o que ajuda a ser mais rápido; a barriga demora um bocadinho pra voltar ao prumo...rs... levei meio ano para voltar ao meu (quase) corpo de antes da gravidez; hormônios variam bem mais que na gravidez...rs

Massssssssss, tudo isso vale muito a pena! E o maior trabalho não é o de parto, é o que vem depois, no dia-a-dia. Loooongo, mas indescritivelmente maravilhoso!

2 comentários:

  1. Oi Pati!!!
    Adorei teu blog, principalmente este post sobre TP, os seguintes...rsrsrsr
    Pretendo (qnd engravidar) ter a minha de parto normal também, soh naum sei se tenho coragem pra analgesia!
    Parabéns pela iniciativa!!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. ola muito bom seu comentario,estou de 27 semanas,e sou marinheira de primeira viagem...Mas estou me enformando de tudo que posso e confio em Deus que ja deu tudo certo no meu parto.o nosso Criador ñ permitiu que sentisemos essa dor de parto se ñ pudessemos suportar...entao confiemos Nele.

    ResponderExcluir